The Politics and Possibilities of Victim Making in International Law/As Políticas e Possibilidades da “Construção de Vítimas” no Direito Internacional

Peer-reviewed Journal Article

Sandvik, Kristin Bergtora (2012) The Politics and Possibilities of Victim Making in International Law/As Políticas e Possibilidades da “Construção de Vítimas” no Direito Internacional , Revista Da Faculdade De Direito Do Sul De Minas 27(2): .

RESUMO A necessidade de se enfrentar as consequências humanas de conflitos e violência segue sendo um desafio à governança global. Como resultado, as experiências humanas de sofrimento se tornaram preocupações centrais do Direito Internacional na sequência da Segunda Guerra Mundial. Imaginários de sofrimento humano também se tornaram centrais à ideia de justiça universal que encontra particular expressão nas áreas de direitos humanos, humanitarismo e Direito Internacional Penal. Desde o início dos anos de 1990, foi criado um número que cresce constantemente de tribunais, comissões a órgãos administrativos nacionais para tratar da necessidade de proteção legal para pessoas deslocadas, justiça transicional, e restauração e imputação de responsabilidade criminal na sequência de conflitos internos e internacionais. A partir de um questionamento conceitual sobre como o status de vítimas é produzido e imputado pelo Direito Internacional, este artigo busca contribuir para uma compreensão sociolegal mais rica do papel do Direito na "construção" de vítimas na governança global. Palavras‑Chave: Liberalismo legal global; Vítimas; Justiça transicional; Direitos humanos; Direito Internacional Humanitário; Direito Internacional Penal; Narrativas de sofrimento; Testemunhos.

http://www.fdsm.edu.br/Revista/Volume271_2_1inicial.asp

Authors

Kristin Bergtora Sandvik

Kristin Bergtora Sandvik

Research Professor